Este livro foi elaborado com base em pesquisas que primam pelo desenvolvimento infantil da linguagem e, sobretudo, enfatizam a importância dos protocolos para identificar precocemente sinais de alterações nesta área. Este Manual contém protocolos de fácil aplicação com objetivos de instrumentalizar familiares e profissionais da área de saúde, e da educação que trabalham com crianças de 0 a 36 meses de idade, bem como apresentar modelos de atividades práticas que poderão ser utilizados tanto em creches como no cerne da família, uma observação sistemática para as possíveis alterações de linguagem da criança na primeira infância.
Ofereceremos nesta cartilha apontamentos para os sinais de comportamento, comunicação e interação com o Transtorno do Espectro Autista, que poderão potencializar os diversos profissionais numa atitude preventiva, a qual permitirá uma atuação que, cada vez mais precoce, auxiliará o desenvolvimento da criança e também contribuirá para o entendimento de seus familiares.
Esperamos que as temáticas entorno do tema Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH), nas áreas aqui dimensionadas, possam contribuir com a prática clínica e educacional em que, por ventura, o leitor venha atuar.
Que este livro sirva como referência para o desenvolvimento dos trabalhos de profissionais que atuam no campo do transtorno da aprendizagem e atenção, contribuindo desde o processo de caracterização, avaliação, até a intervenção clínica escolar.
Este livro, fundamentado na temática do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, divide-se em: definição e orientações para a escola e para a família, a fim de auxiliá-los no levantamento de sinais e de sugestões práticas.
A priori, desejamos que este livro possa subsidiar a atuação de diferentes profissionais oferecendo novos caminhos para práticas e condutas em relação ao transtorno.
Assim, esperamos que os leitores desfrutem das informações aqui disponíveis.
A avaliação neuropsicológica propicia a investigação do diagnóstico e as melhores intervenções no prognóstico, considerando a plasticidade cognitiva, acentuando as potencialidades e trabalhando em suas dificuldades por meio do reforço e áreas de competência
Neste livro, serão abordadas as relações entre a neuropsicologia e aprendizagem, novas técnicas na abordagem das crianças com dificuldade de linguagem, a importância das emoções e o processo de estimulação cognitiva. Tudo isso de uma maneira clara, para que o professor ou profissionais envolvidos na aprendizagem criem maneiras e métodos de trabalho inovadores, colaborando, assim, para formas mais eficazes de ensino-aprendizagem.
A consciência fonológica é uma competência que, muitas vezes, necessita ser ensinada, por isso é de extrema importância que se torne um aprendizado sistematizado. Assim, esse GUIA poderá auxiliar o professor em sala de aula, bem como os profissionais envolvidos com aprendizagem da leitura e da escrita, pois cada estratégia é de fácil aplicação e foi elaborada de modo a intervir nas dificuldades, que, por ventura, possam aparecer. Porém, as crianças que não apresentam prejuízos na alfabetização também poderão usufruir o conteúdo deste livro, pois ele favorecerá a aquisição e o desenvolvimento dos mecanismos envolvidos no processo de leitura e escrita.
Sinais e orientações práticas para o Transtorno de Desenvolvimento Intelectual - Deficiência Intelectual traz o cerne da relação fundamental entre teoria e prática, esclarece os conceitos basilares da Deficiência Intelectual e oferece apontamentos dos sinais apresentados no contexto escolar para que educadores e profissionais de diversas áreas possam articular seus saberes.
Oferecemos um suporte à díade teoria-prática, trazendo ricas orientações que poderão contribuir para fundamentar o exercício diário de atuação nos contextos educacionais e clínicos.
Desse modo, esperamos que este livro seja útil para esclarecer e orientar sobre os sinais e as práticas em relação ao transtorno intitulado aqui e desejamos que os leitores usufruam das informações disponibilizadas.
O livro Atividades Práticas em Leitura e Escrita - Volume II permanece com características semelhantes em relação ao volume anterior, no entanto retrata estruturas práticas facilitadoras do ensino da leitura e da escrita relacionados ao processo de fluência e compreensão importantes para serem aplicados de forma processual e gradativa, pois visa auxiliar de forma salutar os diferentes profissionais e realizarem o manejo de atividades que permeiam o aprendizado dessas habilidades de forma processual com treino progressivo no conjunto de atividades linguísticas-cognitivas, visando trilhar a habilidade complexa que se configura o ato de ler e escrever.
A obra se apresenta com elementos contemporâneos que contribuem para o processo do aprendizado da leitura e da escrita, visto que colabora de forma salutar para a atuação prática de educadores e outros profissionais que se vinculam a educação.
A dislexia do desenvolvimento é descrita como sendo um transtorno específico de aprendizagem, de origem genetico-neurológica, frequentemente caracterizada por dificuldades no inicio da alfabetização, afetando a aquisição e fluência da leitura, traçado de escrita e ortografia. Deste modo esse livro contribui oara a disseminação de conhecimento e informações sobre a dislexia e de suas manifestações, proporcionando valiosa contribuição aos profissionais da área clinica e educacional.
O aprendizado da matemática de forma reflexiva e consciente é fundamental nos anos iniciais, podendo compreender a alfabetização matemática na prática, como um recurso processual e que, portanto, segue etapas claras de aquisição e desenvolvimento. NO GUIA DE ATIVIDADES PRÁTICAS PARA O ENSINO DAS HABILIDADES DE MATEMÁTICA , propomos atividades embasadas em evidências cientificas condizentes com a cognição numérica, o que permitirá aos pais, professores e outros profissionais que trabalham com a temática de potencializar o desenvolvimento do senso numérico, habilidade de contar e o desenvolvimento de fatos e procedimentos numéricos. Assim esperamos que o leitor possa utilizar este material de forma contínua para enriquecer o aprendizado da matemática com primazia.
Protocolos para Prática de Monitoramento foi cuidadosamente elaborado baseando-se na premissa sustentada pela relevância de práticas baseadas em evidências científicas, e nesse contexto monitorar as intervenções, seja ela clinica ou educacional, tornando-se salutar para constituir um processo eficaz para o ensino e a aprendizagem. De tal modo, este livro traz em seu constructo um conjunto de protocolos que poderão contribuir singularmente em múltiplos contextos para que diversos profissionais, agregando suas expertises, tenham o comprometimento de subsidiar, direcionar e acompanhar de forma sistemática suas intervenções, agregando clareza em seus objetivos. Portanto, neste livro, o profissional terá, por meio dos protocolos, a possibilidade de verificar os parâmetros do desempenho e desenvolvimento da criança diante das condutas interventivas estabelecias. Consequentemente, o leitor terá acesso a protocolos para: profissionais que atuam na interface saúde e educação, professores e família, o que assegurará ativamente a coleta de dados e tomada de decisão no percurso das intervenções educacionais ou clinicas. Para finalizar, o leitor terá acesso a protocolos que possibilitarão acompanhar de forma individualizada as intervenções, uma ferramenta indispensável para oferecer serviços de qualidade.
A relação exímia entre a teoria e a prática sempre se fez latente e a sua concretização neste livro ativa essa conexão como uma forma de disseminar realidades que exigem evidências científicas metodologicamente estruturadas para notoriedade da pesquisa e necessária para a prática. Para essa articulação são propostos dois universos que se aproximarão com o intuito de transformar os olhares de profissionais e pesquisadores que vislumbram essa realidade que urge ser concretizada. Dessa forma, busca-se direcionar ações e promover informações ativas, cientificamente, para corroborar a relação teórico-prática.
O Programa de Intervenção Precoce foi projetado para fornecer uma abordagem sistemática para o desenvolvimento de planos de intervenção para crianças da segunda infância com ou sem atraso no desenvolvimento, que estão entre os 36 e 60 meses de idade.
A essência do programa PIPSI é oferecer uma trajetória sistemática e facilitadora que envolve as competências e habilidades das áreas de cognição, linguagem, motora, sociopessoal e o brincar.